A hospedagem em uma casa de família

  • Home
  • A hospedagem em uma casa de família

A hospedagem em uma casa de família

Saiba como é a hospedagem em uma homestay durante o seu intercâmbio.

Nessa categoria de hospedagem você vai viver na casa de moradores nativos do seu destino de intercâmbio. São famílias selecionadas pelas escolas ou agências de acomodação local que alugam quartos vagos das suas próprias casas para receberem estudantes do mundo todo e com isso aumentarem sua renda mensal.

O perfil da sua família pode ser o mais diversificado possível: um casal, uma senhora idosa, um casal com filhos pequenos, ou um casal com filhos adultos, uma pessoa que mora sozinha, etc. Você só saberá esses detalhes duas semanas antes do seu embarque. Por isso é bem importante você frisar, por exemplo, caso não possa conviver com crianças, ou então se não convive com animais de estimação ou fumantes. Fale todos os pontos os quais você não tolera antes de receber o perfil da sua família.

Para optar por essa opção de hospedagem você precisa estar muito aberto para entender e respeitar uma cultura diferente da sua. É necessário também seguir todas as regras da casa e fazer a sua parte para que o ambiente seja agradável. Por exemplo, sempre que for comer lavar sua própria louça, respeitar os horários das refeições, perguntar se é permitido tomar banho mais que uma vez ao dia, não exagerar no tempo embaixo do chuveiro e respeitar esse limite de tempo caso exista. Seja muito educado, na dúvida pergunte antes de fazer e não economize nas boas maneiras.

Na maioria das homestays, as pessoas têm o hábito de não usar sapatos dentro de casa. Perceba ao chegar na sua família se há um local na entrada da casa para deixar os sapatos e se assim for não esqueça de tirá-los sempre estiver em casa.

Quando eu fiz intercâmbio eu tive a sorte de ficar numa família muito legal, eles conversavam bastante comigo e isso me ajudou muito a desenvolver meu inglês, eles também me deixavam muito à vontade na casa, foi uma experiência que agregou muito no meu intercâmbio, mas isso não é uma regra.

No intercâmbio tem lares nos quais você nem verá seus hosts, pois eles podem trabalhar fora o dia todo, ter uma rotina muito corrida ou simplesmente não querer muito contato com você e se assim for é necessário respeitar. Afinal não é obrigação da família virar seu amigo.

Um outro questionamento que os estudantes nos fazem é se nas casas de família você não terá a liberdade de ir e vir. Pois bem, sim você terá as chaves da casa para entrar e sair na hora que lhe convém, porém é necessário respeitar os outros moradores. Então caso chegue muito tarde é conveniente ser o mais discreto possível.

Há outro fator a se ressaltar: as grandes metrópoles mundiais são formadas por pessoas de diferentes partes do mundo. Não é incomum encontrar host families de asiáticos ou latinos, caribenhos por exemplo, que são famílias que já tiveram as últimas gerações nascidas nesse novo país, mas que ainda carregam a cultura dos seus países de origem. Então é importante alinhar as expectativas, pois a hospedagem em uma casa de família local não é a garantia de vivenciar a cultura do país na essência. Vivemos em um mundo globalizado, não vamos esquecer disso.

De qualquer forma é uma obrigação de toda host family ter um amplo domínio da língua local para que caso haja contato entre os membros e os estudantes, estes possam aprender e se aprimorar no idioma local.

Nessas casas você pode alugar um quarto privado ou caso viaje com um amigo ou namorado(a) reservar um quarto duplo. Há algumas casas que oferecem um banheiro privado aos hóspedes e outras em que o banheiro é dividido entre todos os moradores. Importante: algumas casas são grandes e com isso há ao mesmo tempo em diferentes quartos, mais de um estudante, na maioria das vezes o outro estudante será de uma nacionalidade diferente da sua. Em praticamente todas as casas você pode lavar suas roupas pelo menos 1x por semana.

Normalmente nesse tipo de acomodação há ao menos uma refeição inclusa: pode ser apenas o café da manhã, ou em outros casos até as três refeições. Não esqueça que os costumes alimentares serão bem diferentes do seu, então esteja aberto a experimentar coisas novas, a viver sem arroz com feijão e a respeitar o estilo de vida daquela família. A regra de ouro para host families é: “o estudante é que precisa se adaptar ao estilo da família e não o contrário”. Afinal, é você que está fazendo intercâmbio, portante é necessário estar aberto para uma nova cultura.

Outra característica bem comum desse tipo de acomodação é que elas estão em bairros residências, mais afastados do centro. A distância média pode entre 25 minutos até 60 minutos de distância até a escola. Esse tempo é considerando um meio de transporte seja ônibus ou metro.

Enfim, para vivenciar essa experiência esteja de coração aberto, seja paciente, tolerante e tente aprender sem julgamentos com cada diferença que você encontrará no seu dia a dia. Tenho certeza que se você encarar dessa maneira vai aprender e crescer muito. Mas caso você queira independência para ir e vir, cozinhar e não seguir muitas regras, talvez essa não seja a melhor opção para você durante o seu intercâmbio.

Tire todas as suas dúvidas sobre as casas de família comigo:)
Estou aqui para lhe ajudar!

Beijos,
Anelize Beal

anelize@mundo4u.com.br

Voltar para as postagens

Sobre o autor: Anelize Beal

Anelize Beal

Sempre soube que falar um novo idioma faria muita diferença na minha vida. Como amo viajar e aprender sobre diferentes culturas fazer um intercâmbio sempre foi um sonho meu, e assim fiz! Foi uma das melhores experiência da minha vida e hoje sou muito feliz por ajudar vários outros estudantes a realizar esse sonho e carregar todo esse aprendizado do intercâmbio para a vida.

Facebook




Youtube




Instagram