O Brexit é oficial. E agora?

  • Home
  • O Brexit é oficial. E agora?

O Brexit é oficial. E agora?

Foto @chrislawton
O Reino Unido oficializou sua saída da União Europeia. Como isso afetará seus planos de intercâmbio para a Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte?

O processo de votação foi muito longo e intenso, mas agora finalmente há uma resposta: o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia, o Brexit (abreviatura de Britain Exit, na tradução para o português Saída da Grã-Bretanha) realmente se concretizou.

Um breve resumo é que os países que fazem parte do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a partir do dia 31 de janeiro de 2020 não fazem mais parte do seleto grupo de países-membros da União Europeia (European Union). 

Com isso, os ingleses terão mais independência para decidirem assuntos por conta própria sem depender do consenso geral do grupo. Um dos objetivos da União Europeia é oferecer entre os países-membros livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais. Como base de comparação podemos pensar na União Europeia como o Mercosul é para nós. No nosso caso, há um acordo entre 5 países da América do Sul e com isso também livre comércio de pessoas, bens, capital e serviços.

Mas de volta ao foco, desde quando o Brexit foi oficializado recebemos muitas dúvidas dos nossos estudantes e por isso queremos esclarecer algumas dessas questões:

  • Posso seguir com meu plano de intercâmbio na Inglaterra / Escócia / Irlanda do Norte / País de Gales?
  • Será que é uma boa ideia ir para o Reino Unido agora?
  • Eles aceitarão brasileiros por lá?


​O primeiro ponto a se ressaltar é que para os intercambistas com passaporte brasileiro nada mudará. Ainda será possível estudar nos 4 países por até 24 semanas, sem autorização de trabalho. Caso o intercâmbio seja por um período maior que 24 semanas será necessário solicitar o visto de estudante antes de sair do Brasil, da mesma maneira como sempre foi até agora.

Para quem planeja apenas visitar o Reino Unido como turista a regra também continua sendo a mesma: é possível permanecer por até 6 meses. Ou seja, eles continuam aceitando os turistas e intercambistas brasileiros desde que sigam as regras do país e obedeçam os critérios da imigração. Por isso, é muito importante o auxílio do seu consultor de intercâmbio para garantir que sua experiência em terras britânicas seja a melhor possível sem transtornos ou surpresas. 

A Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte continuam sendo uma ótima opção de destino aos brasileiros que querem aprofundar ou aprender inglês com uma vivência no exterior. As opções de cidades são muitas, assim como o número de atrações para ver e viver o Reino Unido, e curtir todo o charme da cultura britânica! Não deixe de nos consultar para descobrir quais dos destinos ingleses tem mais o seu perfil para viver o seu intercâmbio.

Outro ponto a se destacar é de que o Brexit foi aprovado no Parlamento, porém ainda há um período de transição para serem regularizadas todos os itens que mudarão com essa saída. Esse prazo é até dia 31 de dezembro de 2020. Caso aconteça qualquer novidade ou alteração que afete nossos intercambistas e/ou futuros intercambistas avisaremos vocês pelos canais oficias da Mundo4u: Facebook, Instragram, Site e Youtube.

De qualquer maneira, mais uma vez, para os intercambistas com passaporte brasileiro, por enquanto, tudo ficará igual.

So keep calm and go to the United Kingdom!

Você ainda tem dúvidas sobre o Brexit? Pode me perguntar, adorarei te ajudar!

Contatos:
 

Voltar para as postagens

Sobre o autor: Anelize Beal

Anelize Beal

Sempre soube que falar um novo idioma faria muita diferença na minha vida. Como amo viajar e aprender sobre diferentes culturas fazer um intercâmbio sempre foi um sonho meu, e assim fiz! Ainda bem, pois foi uma das melhores experiência da minha vida e, hoje fico muito feliz por ajudar vários outros estudantes a realizar essa experiência. O intercâmbio é um aprendizado para toda a vida!

Facebook




Youtube




Instagram